terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vocação: Cleanne, Teresina - PI

Queridos irmãos, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tanto se fala de vocação na nossa Igreja, e tudo que se fala é tão bonito! Mas nada é mais bonito do que encontrá-la e vivê-la. É uma experiência de Amor incrível que só você pode viver. Comigo foi assim, ou melhor, é assim...

Sempre busquei o que Deus queria de mim, até que um dia Ele me mostrou o Carmelo e me deu a entender que ali me queria. Desde então minha vida mudou, não como um passe de mágica, mas pela graça de Deus, que sempre nos ampara quando estamos dispostos a servi-Lo. É fascinante ver como Deus vai nos dispondo para viver plenamente a nossa vocação, como Ele vai nos conduzindo por caminhos até então desconhecidos.

Foi assim que cheguei até o Carmelo de Senhor do Bonfim – BA, onde desejo viver plenamente a minha vocação à santidade, à qual todos nós somos chamados.

Mas chegar a entender tudo isso não foi tão fácil, como parece quando escrevo aqui, rsrs. Foi um tempo longo, cheio de dificuldades e dúvidas, que ainda não acabou. Mas como ter a certeza, então, de minha vocação?! Isso é algo entre Deus e a alma que é revelado somente pela oração. Como Santa Teresa nos ensina a oração é a porta de nossa alma, e lá encontramos Deus que nos mostra por onde devemos seguir. Somente por uma vida interior, de intimidade com Deus, numa relação de amizade e muito amor que se descobre e ganha forças para viver a vocação.

Para os que lêem esse texto com o coração cheio do desejo de descobrir a vontade de Deus para suas vidas, eu lhes digo que não desistam pois Deus nunca tarda, Ele sempre chega na hora certa. E para os que já descobriram, abracem com todas as suas forças pois esse é o maior tesouro de suas vidas!

Nós vivemos hoje num mundo em que parece que buscar a santidade é utopia, o Céu é conto de fadas, e as pessoas vivem como se Deus não existisse. Mas não meus irmãos, a santidade é muito possível, o Céu já começa aqui e Deus habita em nossa alma.

Que o nosso amor a Deus desperte os outros corações para amá-Lo. Vivamos plenamente nossa vocação, pois essa vida é curtíssima e só o Amor a torna eterna! Que Maria, que viveu plenamente sua vocação, interceda por nós. Amém!

domingo, 28 de agosto de 2011

Vocação: Andréa Patrícia, Teresina - PI

Amados irmãos e irmãs,

Santa Edith Stein, rogai por nós!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nunca tive férias tão abençoadas e esperadas. Dia 07 de julho fui para o Carmelo de Bonfim - Bahia, passar as férias lá. Foi tão bom e inesquecivel e até hoje eu me recordo o quanto foi bom. Como é bom estar em um lugar onde sabemos que um dia ficaremos para sempre. Desta vez que fui, foi tudo diferente e mais intenso, aproveitei tudo, rezei, pude passar mais tempo recolhida e vigilante na presença do Senhor, enfim foi algo muito especial e único, que só Deus pode nos proporcionar momentos inesqueciveis e santos.

Passei muitas dificuldade e provações antes da viagem, mas em nenhum momento entrei em desespero, pois tenho confiança plenamente no Senhor. Quando estava perto da viagem tudo se resolveu. A cada dia, hora e momento vividos no carmelo, Deus me dava em minhas orações que alí é meu lugar e que um dia entrarei e ainda que a espera é importante para saber o quanto temos que esperar para unirmos inteiramente com Deus.

Quando eu estava lá, foi se abrindo a cada dia a graça de Deus para mim e assim fui agradecendo ao Senhor por tudo o que Ele me concedeu. Procurei cultivar e viver uma relação de amizade com Ele e agir sempre de acordo com a verdade Dele.

Fazer tudo com determinada determinação. Revelar a alegria de sentir-se amada por Deus e descobrir em tudo a sua vontade. Essas férias foram tão produtivas, sei que me sinto muito feliz e escolhida por Deus. Essa vocação é um dom do Espírito Santo, que me chamou a viver uma verdadeira união com Deus e uma intimidade com a Virgem Maria.

Com o tempo pude discernir mais intensamente o que o Senhor quer de mim. O tempo ia passando e o silêncio que minha alma almejava, encontrei no carmelo. Quando contemplava aqueles lindos montes, flores e o Senhor, percebia o quanto Deus criou as coisas para suprir as necessidade de minha alma. Contemplar o belo e o divino que é o próprio Jesus, através de seus grandes feitos é maravilhoso.

Mas a cada dia em minha caminhada vocaional, peço sempre a intercessão de Nossa Senhora, para que eu seja obediente e fiel a Jesus até o fim, como a própria Maria fez, quando recebeu o chamado.

Jesus Esposo sabes o quanto o meu coração palpita a cada vez que eu vou ao carmelo.
A minha alma tem sede de Deus, pois sei que Deus tem sede de mim. Confio em Deus, pois sei que Ele confia em mim. Falo sempre com Ele, pois Ele fala sempre por mim.

Aqui agradeço a atenção de todos e conto com suas orações. Amém.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Danyele: Aspirantado

 

No último domingo, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, nossa pequena Danyele iniciou sua experiência no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz em Teresina - PI, nessa tarde bendita estiveram presentes seus pais, irmãs e outros membros de sua família, alguns amigos, alguns membros da "Toca de Assis"- fraternidade que Danyele já participou - e ainda nós da AVOCA.


Danyele chegou acompanhada de seus pais, despediu-se de alguns dos presentes ao som de uma bela canção e logo foi para perto da porta do "pedacinho do céu", foi para o outro lado sob lances de flores. 



Nossa nova priora, Me. Consolação rezou pela nova aspirante, todas cantaram Vésperas e seguiram com a Salve Regina.



Nós a desejamos uma frutuosa experiência, e agradecemos a sua afetuosa presença em nossa querida AVOCA.

Danyele está convivendo na clausura do carmelo com Camila e Joellma

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vocação: Lucas, Camaragibe - PE

Irmãos e Irmãs, Filhos de Santa Teresa e São João da Cruz,

Graça e Paz em Cristo Nosso Amigo!

Do dia 02/06 ao dia 25/06 estive em Minas Gerais, conhecendo alguns conventos da Ordem. Conheci a casa da Teologia, Filosofia, Aspirantado e Noviciado...
Por mais que a certeza do chamado do Cristo habite em nosso íntimo, é engraçado notar a sensação que se tem ao fazer as malas, rs. Por mais que eu soubesse que iria voltar, ainda, sabia o que iria significar para o meu futuro tudo isso. 
Sai de casa confiando naquilo que ensina nossa Santa Madre: "A quem abandona tudo por Amor a Deus, Ele se entrega totalmente". Com certeza ela afirmou isso, tendo consciência daquilo que ela experimentou ao ter se doado por inteira ao Cristo. Mesmo passando poucos dias, tive a graça de experimentar um pouco disso.
De fato, Nosso Senhor é apaixonado por nós! Jamais irá para o lado, e deixar cair uma criança, que se lança em seus braços. Santa Teresinha nos ensina bem isso. Como ela mesmo diz, Nosso Senhor é simples, e sempre age no que parece ser pequeno. Tendo aprendido isso com ela, afinal foi ela quem Deus usou para me atrair ao Carmelo, me esforcei para perceber os sinais de Deus. 
Que alegria de uma alma, ao perceber o carinho e o cuidado de Deus, para com aqueles que querem servi-Lo mais de perto. Não sei vocês, mas comigo, Deus sempre age no que mais preciso, na hora em que menos espero. Por mais que se tenha essa "certeza" do chamado, acredito que nossa fé é muito limitada, e as vezes queremos sinais e mais sinais... e por misericórdia, Deus muitas vezes nos concede. O problema é quando isso se torna um costume, porque deixamos de confiar naquilo que Deus falou e fala, e nossa entrega fica como que emperrada.
Deus age na nossa ação! O primeiro passo quem dá somos nós, claro que por Graça Dele, mas se fato nos esforçarmos pra isso, Ele faz o resto.

Em suma, a entrega à Deus, para àqueles que Ele chamou, é o único caminho da felicidade. E óbvio, não posso deixar de falar, daquela que é a onipotente suplicante, a Santíssima Virgem! No coração, trago a certeza, de que por trás de tudo isso, existe a ação dela. É ela quem está abrindo as portas para mim! Foi isso que pedi a ela, quando ela "inventou" de me levar ao Cristo: " Já que foi a Senhora quem me trouxe para Deus, é a Senhora quem vai me colocar lá dentro! " rs. Nossa Senhora realmente se preocupa conosco, e quer também ela, a nossa felicidade!

domingo, 7 de agosto de 2011

Vocação: Santa Madre Teresa de Jesus


"Essa minha amiga me contou que decidira ser monja apenas por ter lido as palavras do Evangelho: ‘muitos são chamados e poucos escolhidos’. Ela me falava da recompensa dada pelo Senhor a quem deixa tudo por Ele.

Essa boa companhia foi dissipando os hábitos que a má companhia tinha criado, elevando o meu pensamento no desejo das coisas eternas e reduzindo um pouco a imensa aversão que sentia por ser monja. Eu tinha muita inveja quando via alguma monja chorar ao rezar ou praticar outras virtudes. Nesse período, meu coração era tão duro que a leitura de toda Paixão de Cristo não arrancaria de mim uma lágrima, o que me deixava muito pesarosa.

Fiquei nesse mosteiro um ano e meio, tendo melhorado muito. Comecei a fazer muitas orações vocais e a pedir a todos que me encomendassem a Deus, para que Ele me indicasse o caminho em que melhor o servisse. Eu queria, no entanto, que minha vocação não fosse de monja, que Deus não me desse esse desejo, muito embora temesse o casamento.

Na época em que eu estava preocupada com essas decisões vocacionais,convenci um dos meus irmãos a se tornar frade, persuadindo-o da vaidade do mundo. E resolvemos ir juntos um dia, bem de manhã, ao mosteiro onde estava aquela minha amiga, esse era o mosteiro que mais me agradava.

Naquele momento, eu estava de tal modo decidida a ser monja que teria ido a qualquer mosteiro onde pudesse servir mais a Deus, ou que agradasse a meu pai. Eu estava voltada para curar a minha alma e dedicava o maior descanso à minha comodidade. Lembro-me bem e creio que com razão, que o me sofrimento ao deixar a casa paterna, não foi menor que a dor da morte.

Eu tinha a impressão de que os meus ossos se afastavam de mim e que o amor de Deus não era maior que ao amor a meu pai e a minha família. Sendo necessário fazer tamanho esforço que o Senhor não me tivesse ajudado as minhas considerações não teriam bastado para que eu prosseguisse. No momento certo, o Senhor me deu ânimo na luta contra mim mesmo e, assim, levei adiante o meu propósito.

Quando tomei o hábito, o Senhor logo me fez compreender como favorece os que se esforçam por servi-Lo. Ninguém percebeu o meu esforço, mas só a minha imensa vontade. Ao fazê-lo, tive tal alegria de ter abraçado aquele estado que até hoje permaneço nessa vocação.

Deus transformou a aridez que tinha minha alma em magnífica ternura. As observâncias da vida religiosa eram um deleite para mim; na verdade, nas vezes em que varria, em horários que antes dedicava a divertimentos e vaidades, me vinha uma estranha felicidade não sei de onde, diante da lembrança de estar livre de tudo aquilo" (Santa Teresa de Jesus, Livro da Vida, capítulos 3 e 4).

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Assumir a vocação, Deus quer e você consegue!

Iniciou o mês de agosto, mês em que celebramos a Gloriosa Assunção da Virgem Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa, futuramente nossa Irmã. Nesse mês, também celebramos as vocações, como tema das próximas postagens de nosso querido blog, teremos comentários e relatos de como alguns santos, religiosos e jovens ouviram o chamado de Nosso Bom Deus à vida consagrada, e ainda de como eles responderam, respondem ou ainda responderão. Uma santa leitura!


Envia-nos o teu texto com uma foto e publicaremos aqui!