quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Testemunho: Ser Carmelita Descalço é uma opção de valentes

VOCAÇÃO RELIGIOSA
Que poderei eu dizer de mim: que nada sei! Chamo-me Ricardo Luis Rodrigues Teixeira, tenho 31 anos, sou português, de Lousada, distrito e diocese do Porto. Nasci no seio de uma família religiosa que sempre viveu do seu trabalho. Tenho um irmão mais velho, casado.
Conheci os Carmelitas Descalços na adolescência, aos 15 anos. Este contacto inicial foi depois aprofundado através da relação com os frades e com o Carmo Jovem – Movimento de Jovens Leigos Carmelitas. Ali vivi momentos belos e profundos de aprendizagem daquilo que é o Carmelo. Com os jovens carmelitas de Portugal trago cada vez mais o Carmo no coração!
Depois de terminada a formaçao universitária, comecei a trabalhar na minha área de formação: a contabilidade. Ao longo desses anos de trabalho fui feliz pessoal e profissionalmente. Mas queria melhor. E eis que aquilo que, ao longo dos anos, me chamava no meu íntimo, se libertou e me revelou o caminho que deveria seguir: a Jesus no Carmelo!

O que mais me atraiu? — O sentido e o calor da comunidade, tendo presente o carisma que os Carmelitas Descalços receberam de São João da Cruz e Santa Teresa de Jesus. Mas o verdadeiro toque vocacional foi o perfume que Santa Teresinha do Menino Jesus em mim derramou durante a peregrinação das suas relíquias a Portugal, em finais de 2005: “no coração da minha mãe a Igreja, eu serei o Amor”. Afinal eu já servia a Igreja na minha comunidade cristã e podia agora servi-la mais alargadamente como Teresinha! Foi o que fiz.
Finalmente apaixonei-me por um carisma que me levou a uma Ordem Religiosa que, pela fraternidade, me fez encontrar com Cristo de uma forma muito mais próxima: Segui-l’O na Vida Religiosa é para mim o caminho mais radical!
A decisão de entrar no Postulantado da Ordem foi um dos momentos mais marcantes da minha vida: seja pelo local onde fiz o pedido, Fátima; seja pelo local onde o realizei, Santuário do Menino Jesus de Praga, em Avessadas.
Por fim, confesso a ansiedade que percorreu o meu coração, no dia 4 de Setembro, dia da Tomada do hábito carmelita. Na verdade, revesti-me não como quem veste um uniforme, mas vestindo o hábito de Maria, a serva humilde do Senhor, Aquela que nos deu o Salvador, que deu a sua vida por nós.
Ser Carmelita Descalço é uma opção de valentes, é ser testemunha de Deus no mundo que anda distraído d’Ele. Não é esse um serviço belo à humanidade?
Frei Ricardo Luis de S. Teresinha do Menino Jesus
noviço carmelita descalço

Tudo isso e muito mais em: http://vocacoes.carmelitas.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário