quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Formação das Monjas Carmelitas

Conforme foi prometido, aqui vai um ótimo texto sobre a Formação das Monjas Carmelitas, agradecemos ao Carmelo de Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte por tê-lo postado em seu site, e desde já pedimos licença para dividi-lo com nossos queridos leitores. Queremos que essa seja a primeira de várias boas formações que nosso blog tornará conhecida por nossos amados vocacionados ao Carmelo.


+ - - - + - - - IHS - - - + - - - +


PROCESSO

A Formação: um processo

Uma Monja Carmelita não nasce pronta. Nenhuma jovem se torna Carmelita Descalça de um dia para o outro. Como uma jovem que não pôde continuar seus estudos , ou uma universitária, ou uma mulher que teve responsabilidades profissionais, ou uma mulher que viveu o matrimônio e criou filhos, ou uma religiosa de vida apostólica chamada ao Carmelo poderão ser formadas nos caminhos de Santa Teresa de Jesus?

O processo de formação de uma Carmelita é longo. É um desafio para toda a vida. Não se improvisa uma vocação carmelita. Segundo o documento interno “Ratio Institutionis Monialum OCD" (Formação das Monjas no Carmelo Teresiano), que aqui usaremos,  “A formação religiosa está a serviço da pessoa e da graça de sua vocação ao longo de toda a vida. Respeita e estimula o progresso e os ritmos de crescimento da pessoa e ajuda-a a despojar-se do que ainda está inacabado, ‘até que cheguemos todos... ao estado de Homem Perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Cap. III, n. 23)

“A formação abarca a integridade da pessoa e pretende harmonizar os dons da natureza e da graça, de maneira que ela possa unificar em si mesma sua vocação de mulher, de cristã e de religiosa carmelita o mais conscientemente possível”, também afirma a “Ratio” no número 26. Valoriza-se aí, dentro do processo formativo, a pessoa em sua subjetividade, levando-se em conta dois aspectos: a maturação humana e a maturação cristã de uma carmelita.


A maturação humana

Uma sólida base humana condiciona o crescimento espiritual e o desenvolvimento da vocação. Entretanto, nunca se chega a um estado de maturidade definitiva. A religiosa é chamada a fortalecer-se e firmar-se ao longo de toda sua vida (n. 27). O equilíbrio da pessoa supõe uma apreciação positiva do corpo, de seu valor e de seu significado (n. 28); a maturidade psíquica supõe uma suficiente percepção da realidade e das outras pessoas, porém, sobretudo, indica capacidade de compreender-se, de aceitar-se e de se fazer entender. Esta maturidade cresce à medida que a pessoa põe em prática de maneira livre e responsável suas qualidades de inteligência, de vontade e de sensibilidade (n. 29). 

A maturidade afetiva exige sempre uma suficiente lucidez da pessoa sobre sua própria história e capacidade de chamar pelo nome certo as coisas, os fatos, os sofrimentos e as alegrias do passado, para aceitar-se como é (n. 30) e autentica a relação com os outros (n. 31). A lucidez de sua história afetiva previne-a contra as regressões e ajuda-a a passar de um amor egocêntrico a uma atitude aberta e oblativa. Na Comunidade pode situar-se então sem medo e alegrar-se com as diferenças das demais irmãs. Torna-se capaz de dominar progressivamente seus impulsos e sua agressividade e florescerão nela as virtudes sociais: sinceridade, fidelidade à palavra dada... Sua maturidade faz dela, progressivamente, um ser livre que liberta os outros (idem). O retiro no silêncio para seguir a Jesus Cristo no marco de uma vida comunitária e claustral, implica uma nova maneira de viver os afetos familiares e as amizades contraídas no mundo (n. 32) 

A maturação cristã de uma Carmelita 

No discernimento das vocações cuidar-se-á que as candidatas à vida do Carmelo tenham uma verdadeira experiência cristã e eclesial. As raízes batismais da consagração religiosa são o ponto de partida básico que “leva a não admitir ao noviciado a não ser candidatas que já vivem de uma maneira adaptada à sua idade, todos os compromissos de seu Batismo” (n. 33). 
  
A experiência espiritual do Carmelo tem como fim levar a termo a vocação batismal. Seus dois grandes mestres, Santa Teresa e São João da Cruz, são Doutores da vida mística para todos os cristãos. Por conseguinte, depois de seu ingresso no Carmelo, a candidata vai aprofundar sua relação com Cristo mediante sua consagração religiosa, de maneira que sua maturidade humana, religiosa e carmelitana crescerão juntas, levando-a à plenitude seu crescimento humano, uma vez que Deus nos criou “por Cristo e para Ele” (Cl 1,16) (n. 34) 
  
As irmãs viverão “escondidas com Cristo em Deus” (Cl 3,3). O lugar do “ bom Jesus” é o primeiro no Caminho que Santa Teresa propõe a suas filhas (n. 35). As monjas crescerão na vida de comunhão com Ele, até poder dizer: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (idem). O centro unificador da experiência pascal de configuração com Cristo encontra-se no coração da Regra do Carmelo: “meditando dia e noite na Lei do Senhor”. A Virgem Maria estará presente nesta vigilância, para ensinar a acolher a Palavra de Deus e obedecê-la (n. 36).
  
A Palavra de Deus – ouvida na oração, meditada e aprofundada na “Lectio Divina” e no estudo, recebida e celebrada na liturgia, compartilhada entre as irmãs, vivida no serviço e apoio mútuos – se encarnará na totalidade de cada irmã e a fará renascer (n. 36). 
  
A vida do Carmelo, estruturada por nossa Santa Madre, é, por si mesma, formadora e libertadora para as que a ela são chamadas. A oração em comum, a sobriedade litúrgica, a leitura espiritual, a clausura que cria um espaço de liberdade para a oração e a intimidade fraterna, o equilíbrio do silêncio e da palavra na vida comunitária, o trabalho solitário e os ofícios diários, a simplicidade alegre das recreações, que a Santa Madre quis que São João da Cruz desfrutasse, é o quadro e o estilo de vida que contribuem para centralizar-se no essencial e para orientar todas as forças vivas para Deus na fé, esperança e amor (n. 37) 

“Que todos sejam um, para que o mundo creia” (cf. Jo 17,21): A vocação carmelitana unifica porque é simples: o santo profeta Elias transmitiu ao Carmelo sua chama, ao mesmo tempo, contemplativa e apostólica. Em Cristo, por um mesmo movimento interior, a Carmelita vai para Deus e para seus irmãos. O desejo de participar na redenção do mundo e na reunião dos filhos de Deus dispersos é a origem de muitos chamados ao Carmelo, como ocorreu no caso de nossa Santa Madre Teresa (...) É também a meta da “carreira de gigante” de Teresa de Lisieux e o final silencioso do dom da vida de Teresa Benedita da Cruz, assim como de todos os mártires da Ordem ao longo dos séculos. (n. 38)  

Características da Formação

O desenvolvimento integral da mulher chamada à vida contemplativa do Carmelo desdobra-se em cada etapa de sua vida com acentos pessoais constantes, ligados às exigências e à graça desta vocação. Para ser efetiva e alcançar seu fim, a formação deverá ser: 

+ Contínua: a formação estimulará e nutrirá, ao longo da vida, o movimento de conversão iniciado no noviciado;
+ Progressiva: Passos firmes e metas precisas são sempre fatores favoráveis para todo bom progresso; 
+ Personalizada: a formação carmelitana deve enxertar-se na formação anterior, integrando positivamente o passado e orientando para a oração e o dom de si todas as forças vivas da candidata. 
+ Unificada e unificadora: Uma Comunidade unida em sua vocação será o lugar mais propício para a unificação interior de cada irmã no amor de Deus e das outras, bebendo no manancial do Coração de Cristo. 


+ - - - + - - - IHS - - - + - - - +


sábado, 18 de setembro de 2010

AVOCA, além das fronteiras

Como é bom saber que nossa querida AVOCA já está sendo divulgada em alguns estados de nosso Brasil, dentre eles, além do Piauí, temos Pernambuco, Maranhão, Ceará e Brasília. Rogamos que a AVOCA continue se espalhando sob o impulso do Santo Espírito!

E para atestar isso, apresentamos Ana Paula, natural de Santana - CE, residente em Sobral - CE, e que deseja ingressar no Carmelo de Teresina - PI.

Ana Paula, 20 anos.

Passamos toda a manhã de hoje com ela, que veio visitar o Carmelo daqui.




Na ocasião, conseguimos partilhar nossas experiências, histórias e lições de vida, e claro, recreamos um pouco.



Seja bem vinda a AVOCA, Ana Paula!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Camila: Aspirantado


Teve início hoje o tempo de experiência de nossa querida Camila no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, em Teresina - PI. A simples cerimônia contou com a presença de seus familiares e amigos, e claro, seus irmãos da AVOCA.


Camila chegou ao Carmelo por volta das 16h00, e cruzou a porta da clausura às 16h30, sob o canto e chuva de flores provocada por seus companheiros de vocação.



Já no coro, junto da sua nova comunidade, Camila cantou as Vésperas seguidas da tradicional Salve Regina.




A cerimônia foi marcada pela sobriedade e alegria.




Após a oração, Camila deve ter ido festejar com a comunidade e conhecer as dependências desse "pombalzinho da Virgem".


 

Nós da AVOCA-PI, ficamos bastante alegres e a desejamos um santo e frutuoso aspirantado!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Despedida de nossa precursora

No dia 7 de setembro, nós da AVOCA, comemoramos a Independência de uma forma bem inusitada: Nos despedindo da Camila. Bem, sabemos que essa "separação" é temporária, pois todos queremos ser irmãos um dia, mas ainda assim, queríamos dá um Até logo de uma forma mais dinâmica.


Foi um dia e tanto, tivemos oração, recreio e refeição, tudo em comum. Começamos rezando a Devoção às Sete Dores da Virgem Maria, depois cantamos a Sequência da Solenidade de Nossa Senhora das Dores; durante o dia, tivemos algumas horas do Ofício Divino, sendo as Vésperas seguidas do canto da Salve Regina. Usamos o espaço do recreio para homenagens, brincadeiras e interpretações.


Enfim, é muito bom participar da AVOCA, melhor ainda deve ser Carmelita Descalço.

Um brinde à Camila! 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

1° PROVOCAR – BRASÍLIA

Aconteceu no dia 29 de Agosto, no Convento Elisabete da Trindade o 1° Provocar - Brasília, Promoção Vocacional Carmelitana. Contando com a presença de vários jovens que puderam presenciar mais de perto nossa vida. Esse dia foi de grande felicidade para todos nós em percebermos que os jovens ainda buscam uma realização em conformidade com a vontade divina.



Aproveitando o mês de Agosto que é dedicado às vocações, foram apresentadas as várias vocações da Igreja. Frei Deneval deu início às palestras falando um pouco sobre a vocação em geral, logo em seguida frei Normandio enfatizou a vocação religiosa com enfoque no Carmelo Descalço. Frei Hudson nos falou sobre vocação sacerdotal, o postulante Washington ficou com a vocação laical e um casal da Ordem Secular, Souza e Amparo, partilharam suas experiências dando um grande entendimento à vocação matrimonial.



A animação ficou por conta dos postulantes Helder e Washington que não deixaram os jovens quietos, mas sim, animaram bastante todo o encontro. Os postulantes José Augusto e Emanuel ficaram responsáveis pela organização. Contamos também com a ajuda de nossa catequizanda Branca e Cleide, catequista, que ficaram responsáveis pela alimentação.



Após todo esse dia de grande fraternidade, o 1° Provocar teve seu encerramento com a Celebração Eucarística presidida pelo frei Cléber.


Esperamos que esse encontro tenha sido de grandes descobertas para esses jovens que estiveram presentes e que eles possam sempre estar atentos ao chamado de Deus e que se sintam provocados por sua Palavra.

Comunidade do Convento Elisabete da Trindade
Paranoá - DF

Fonte: BLOG - Pastoral Vocacional Carmelitana

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Camila, a pioneira!


Bem, queremos dividir a nossa alegria com todos os leitores desse blog, temos uma pioneira!
Camila, é quem nos precede por parte da AVOCA no Carmelo, isso mesmo, ela ingressará no Carmelo de Teresina - PI, na etapa do Aspirantado no dia 15 de setembro, Solenidade de Nossa Senhora das Dores (aqui é solenidade, pois é a padroeira da diocese) às 16h45, antes da Oração das Vésperas.

Abaixo, seguem algumas fotos dela com seus companheiros de vocação, aqui mesmo em Teresina.







As fotos do ingresso dela serão postadas!
Contamos com as orações de todos os vocacionados!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BLOG da AVOCA - Conteúdo

Visando um aproveitamento maior por parte de nossos queridos vocacionados e leitores, estamos nos organizando para oferecer um conteúdo de fácil compreensão.

Quanto as postagens do blog, teremos:
Testemunhos, onde alguns religiosos do Carmelo enviarão textos contando como perceberam o chamado a serem Carmelitas (um dia, quando também já formos, faremos o mesmo!!!);
Entrevistas, entrevistaremos alguns religiosos do Carmelo, sobre temas que vocês, leitores, irão escolher nas enquetes;
Formações, prepararemos alguns textos e postaremos uma formação mensal;
Notícias, postaremos acontecimentos que envolvam o carmelo e de forma direta ou indireta os vocacionados;
Ainda, diariamente, nós da equipe do blog, nos revezaremos para nutrir a vocação de vocês, queridos irmãos de peleja, seja com textos, vídeos ou imagens.

Contamos com suas orações.

Membros da AVOCA-PI após visita ao Carmelo de Teresina - PI

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BLOG da AVOCA - O Início

AVOCA
Associação dos Vocacionados ao Carmelo

Nossa associação nasceu de um grande interesse por nossa parte de uma maior interação entre todos os vocacionados ao Carmelo que vivem em Teresina – PI, e conseguimos. Agora, nossa meta é poder interagir com todos os vocacionados ao Carmelo do Brasil. Com a ajuda de todos, podemos ser uma ferramenta vocacional para a Ordem Carmelita Descalça. Para que essa interação seja mais fácil, com a sugestão de Fr. Francisco Sales - carmelita descalço - criamos este blog, no intuito de ajudar no discernimento de nossa vocação, e que se for da vontade de Deus, que seja a vocação de sermos irmãos descalços da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

AVOCA-PI com Ir. Maria Clara, em Encontro Vocacional