terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vocação: Karla, Teresina - PI

Queridos irmãos, Louvado seja N. Senhor Jesus Cristo!

Partilho com vocês a graça de ter passado alguns dias no Carmelo de Natal – RN (Carmelo Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha), este carmelinho tem somente 2 anos de Fundação é “filho” do Carmelo de Teresina, no dia 25 de Julho estava saindo de Teresina - PI para lá, a viagem é bem longa devido a distância, (são 24h) ,mas mesmo assim é um tempo de graça e propício para a oração, para o recolhimento. Neste período, tive a graça de estar refletindo sobre as dificuldades próprias, existentes na caminhada vocacioal, pois sabemos que responder ao chamado de Deus, como diz Santa Teresa de Jesus, é sempre um risco, mas que o Senhor merece este “risco” que “corremos”.

No entanto, o nosso desejo em responder ao chamado de Deus, nos faz refletir também, que precisamos ser Santos de “calça jeans”, cada um com sua realidade, enquanto Nosso Senhor providencia o dia, o lugar e a hora de nossa entrada no Carmelo que Ele tem reservado para cada um de nós.

Enquanto esta santa hora não chega, vamos nos esforçando, cada um com sua cruz parcarregá-la com Amor, assim como Nosso Senhor fez por nós, e podemos ir dizendo no silêncio do nosso coração, como a nossa querida Beata Elisabete disse um dia “o céu é Deus e na minha alma Ele está”, pois nas muitas atividades que temos, como trabalho, estudo, e outras coisas mais, é preciso que estejamos na busca de Nosso Senhor que está em nós e nos irmãos do nosso dia-a-dia, e diante das dificuldades que nos aparecem, com o auxílio do Senhor nós vamos nos exercitando a pôr Amor onde não há amor para depois colher-mos o Amor que se constrói com a alegria na esperança, com a paciência na tribulação e com a perseverança na Oração.

Sempre é fácil falar de várias historias vocacionais, mas saber dos desafios que tais histórias tiveram é bem mais difícil compreendê-los, por isso é preciso que começando por mim eu esteja unida em oração a muuitos outros vocacionados não só do Carmelo, mas de diversos carismas para que Nosso Senhor conduza a nossa juventude para a glória.

E a todos que lerem esta pequena partilha, eu desejo que o Senhor lhes conduza sempre e a Virgem Santissima lhes conceda as virtude que mais necessitam.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vocação: Elizabeth, Fortaleza - CE

"Só o AMOR permanece."

Queridas irmãs e queridos irmãos em Cristo e no Carmelo,

Há pouco tempo conheci esse Blog tão cheio da ternura de Deus e do seu amor. Fiquei encantada por saber que existem tantos jovens cheios de Deus e de uma forma toda especial desejam entregar-se inteiramente a ordem Carmelitana. Como alegrou o meu coração!

Desejo partilhar com vocês aquilo que é mais importante na minha vida: A VONTADE DE DEUS!
Vivi durante cinco anos no Carmelo, anos vividos com muita alegria e muito amor a Deus e a humanidade tão sofrida. Anos de graças abundantes e de um amadurecimento humano e espiritual. Anos de profundos laços com minha Madre e com as demais irmãs do Carmelo de Bananeiras, no qual hoje desejo para a Glória de Deus testemunhar o quanto esse Carmelo é Santo e Místico! Procurem conhecer as obras literárias do Carmelo de Bananeiras que são os livros: "O Livro das Delicadezas", de Ir. Maria Amada, "Um Carmelo Leve e Transparente" e "O Livro de Madre Teresa do Brasil", da autoria de Frei Alano Porto de Menezes, OP.


Iniciando, desejo falar um pouco de Madre Teresa que foi a fundadora desse santo Carmelo em Juiz de Fora - MG, saindo do Carmelo de Petrópolis. Mineira, ficou órfã cedo e aos 14 anos, tendo uma licença especial do Papa para estar entre as religiosas, foi morar nesse Carmelo onde sua Tia era a Madre Maria de São José, fundadora. Toda a sua formação humana e espiritual se dera através das Carmelitas e nesse convívio, no dia a dia, ela foi descobrindo a vocação contemplativa e a sentir-se livremente chamada. Aos dezesseis anos ela recebe o Santo Hábito carmelitano fazendo parte da comissão fundadora do Carmelo de Petrópolis junto com sua Tia.Aos 28 anos é eleita subpriora e aos 34 anos é eleita priora do Carmelo de Petrópolis.Muitas frases oferecidas a ela através de seu Diretor espiritual a fazem meditar muito, porém uma é de suma importância para a sua vocação:"Ir. Teresa, não ofereça nunca resistência a voz do Espírito Santo que simplifica todas as coisas." E esse mesmo Espírito a abrasou de uma chama viva para ser fundadora.Foram onze anos e meio de oração e espera. Durante esse tempo, muitas experiências divinas ela pode testemunhar para a sua fundação. Com a firmeza de seu caráter, com o otimismo de suas decisões, com a certeza de fazer somente a vontade de Deus e com muita alegria, no dia 31 de Agosto de 1958 o Carmelo Sagrado Coração de Jesus foi fundado na cidade de Juiz de Fora - MG. Viveu quase 70 anos sua vida Carmelitana. Faleceu no dia 09 de setembro de 1982, com 83 anos de idade, deixando-nos a simplicidade e a transparência de uma alma que viveu na vontade de Deus e por ela deu sua vida.
Junto com Madre Teresa de Jesus temos a Irma Maria Amada, muito conhecida no Carmelo através do livro das delicadezas.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, também na vontade de Deus me encontro. Saí do Carmelo de Bananeiras porque tanto eu como a Comunidade, numa reflexão conjunta e profunda, percebemos que Deus me chamava para uma outra missão no mundo e na minha família. Coloquei minha vontade na Vontade d'Ele, estou fazendo o curso superior de Enfermagem com o objetivo de servir os irmãos e as irmãs que precisarem de mim em seus leitos de dor. Vivo este presente e continuo nas mãos de Deus buscando a Sua Vontade hoje e amanhã. O seguimento de Jesus é minha garantia. Continuo unida ao Carmelo de Bananeiras que eu amo e sinto-me amada por ele. Conto muito com as orações, o apoio e a orientação que me vem de lá. "Um irmão ajudado por outro é uma fortaleza."

Hoje, fora do claustro há quase quatro meses, assumindo com alegria o meu curso de Enfermagem e o Hospital onde trabalho, servindo aos irmãos doentes, vejo que estou cumprindo os desígnios de Deus que são insondáveis! Mas quando sentimos diante deles a paz, é sinal que estamos cumprindo a missão que Deus quer.

Ofereço a minha partilhar de uma forma particular a todas que desejam conhecer o Carmelo de Bananeiras.

Termino com a frase de Madre Teresa:
“Que nossos cumprimentos e palavras não sejam formais, mas que transmitam comunhão profunda.Que sejam abraços de almas e corações. Que sejam encontros de ideais, numa paixão muito grande pelo serviço de Deus."

Contem sempre com minhas orações,
Elizabeth